Planejamento Sucessório

Washington Mendes
Washington Mendes

O planejamento sucessório consiste em fazer o registro de como deverá ser feita a transferência dos bens de uma pessoa após a sua morte.

Esse é um tema delicado de se abordar, pois muitas pessoas quando escutam tal assunto pensam que estariam se preparando para a sua morte.

Por mais que ninguém goste de tratar deste assunto, a morte é algo inevitável para todos nós e que alguns assuntos precisam ser tratados antes que ela aconteça para evitar uma série complicações aos seus familiares, pessoas queridas e empresas.

Quando uma pessoa falece e não deixa de fazer o planejamento, os herdeiros precisam entrar com uma ação de inventário para poder resolver as questões referentes aos bens deixados pelo falecido.

Ocorre que muitas vezes os herdeiros não estão de acordo com a divisão dos bens podendo gerar complicações ao processo tornando este longo, cansativo, caro, além prejudicar o relacionamento dos herdeiros de uma forma irreparável.


Dessa forma, o planejamento sucessório se torna importante uma vez que o indivíduo protege o seu patrimônio, redução de impostos, bem como poderá dedicar parte do patrimônio para uma pessoa ou empresa que normalmente não seria herdeiro, evitando os problemas que foram citados anteriormente venham a acontecer.

João Paulo
João Paulo

Advogado, atuante nas áreas de direito civil, consumidor e imobiliário.
Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR

contato
× Podemos te ajudar?